sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ondas de Fogo - Novo e Exclusivo Padrão de Aço Damasco desenvolvido por Eduardo Berardo

Há cerca de dois anos venho desenvolvendo uma linha de raciocínio para a criação de um novo padrão de damasco, que desde o início imaginei que viesse a resultar num desenho dramático, plástico e muito bonito.

Como sou cuteleiro em tempo parcial, tenho grande limitação de tempo para produzir minhas facas, quanto mais para desenvolver técnicas que invariavelmente tem que passar por um processo de tentativa e erro até que atinjam um resultado satisfatório. 

Desta forma, tenho que "diluir" meus experimentos entre uma faca e outra, de forma a não prejudicar a produção regular em minha oficina.

Para conseguir o resultado que apresento a vocês agora, tentei 4 formas diferentes de manipular as etapas de multiplicação das camadas, tendo resultado insatisfatório nas 3 primeiras e conseguindo na última.

Pelo aspecto final da mistura das camadas de aços carbono e níquel, notei que os desenhos formados pelo aço níquel (de aspecto prateado), tomaram uma forma semelhante às ondas do mar, com picos, cristas e tubos, que pelo perfil alongado dos desenhos lembram também as labaredas de fogo.

Como temos que nominar nossos trabalhos, escolhendo nomes que sejam legais e ao mesmo tempo atrativos comercialmente, resolvi chamá-lo de Ondas de Fogo, ou Fire Waves em língua inglesa, uma vez que a divulgação meu trabalho extrapola as fronteiras da Terra Brasilis.

Fiquei realmente satisfeito com o resultado, materializando-o nesta Bowie Fighter, de lâmina esguia, suavemente recurva que leva um belíssimo e extremamente raro cabo de marfim de morsa fossilizado de cor azul.

Após encontrar o caminho ideal (método) para a multiplicação das camadas entre as etapas de caldeamento, pretendo agora experimentar uma maior densidade do desenho, tentando um número maior de camadas, em uma lâmina bem grande e larga, o que provavelmente potencializará a dramaticidade e o movimento das ondas.

Espero que vocês apreciem. Um grande abraço a todos!








Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

47 comentários:

  1. Foi o damasco MAIS LINDOOOOOOOOO...que vi até hoje. E isto que não coleciono facas (só armas antigas). Parabéns, mas parabéns mesmo pela tua criatividade. Deste um movimento tridimencional às damascos. Até dá gosto de ter uma. Um forte abraço. Alfonso Menegassi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Alfonso, que legal sua impressão sobre esse novo padrão! Muito obrigado e um grande abraço!

      Excluir
  2. Caraca Mestre Berardo, Lindo padrão que desenvolveste, ele tem movimento e se firmarmos os olhos a impressão que se dá é de entrar nele. Parabéns e um forte abraço.

    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez Celso. Agradeço a gentileza e a fidelidade! Abração!

      Excluir
  3. Berardo, parabéns o damasco ficou sensacional, lindão mesmo!!!
    A faca nem preciso comentar, perfeita.
    Abração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Silvaninha. Seu apoio e pontos de vista são valiosíssimos para mim. Beijão!

      Excluir
  4. Muito lindo meus parabéns amigo nota1000!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Du. Muito lindo o efeito obtido, parabéns! Gostei muito, chama a atenção de longe, e tem uma aparência bem diferente da maioria dos damascos, o que é bem difícil de conseguir.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mukansa, muito obrigado pelo elogio. Sei que pelo seu nível técnico, impressioná-lo é muito difícil. Vou dobrar a densidade e acho que vai ficar melhor ainda. Forte abraço Irmão!

      Excluir
  6. Buenas Du! O damasco parece ter vida! Novamente fostes vanguardista na cutelaria artesanal! Receba meus cumprimentos,Maestro!! Trata-se de uma damasco inusitado e maravilhoso!! Congratulations!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto. Agradeço mais uma vez seus elogios e apoio ao meu trabalho. Abração Irmão!!!

      Excluir
  7. Parabéns, Berardo, simplesmente sensacional!

    Grande abraço.

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  8. Berardo,

    É muito bom ver você realizar algo que, acredito, seja um "sonho" de muitos cuteleiros Custom que levam a cutelaria, realmente, a sério. Criar um padrão de damasco que ainda não foi feito. Uma coisa nova e única!!!! Este é mais um exemplo a ser seguido. Uma prova incontestável que não existe dificuldade que não possa ser vencida com abnegação, trabalho e talento. Parabéns pela grande conquista e que venham muitas mais.
    Forte Abraço.

    Serapião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão Serapa, você sabe como isso é legal, marcante e importante para nossas carreiras na cutelaria. Realmente é um momento especial para mim. Trabalhei 2 anos pra desenvolver esse padrão e tenho outros em andamento. Mais uma vez agradeço imensamente por sua colaboração e apoio! Forte abraço e que Deus te abençoe!

      Excluir
  9. Não sou colecionador mas sou um grande admirador de laminas em geral e fico feliz e deslumbrado em ver tal trabalho.
    Afonso já falou tudo...
    Sinceros parabéns..
    Joaquim Scariot

    ResponderExcluir
  10. Olá Berardo. Parabéns pela sua apuração técnica na forja do metal. Se possível disserte futuramente se houve alguma alteração da resistência desta nova forja da forja antiga (espero não ter perguntado asneira kkkk, ainda não sei nada, só admiro a arte).
    Parabéns!! Aguardemos novas surpresas (os russos vão ficar loucos e mandarão a KGB kkkk)


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio. Agradeço pelos elogios. Fique tranquilo, esse processo de caldeamento é mecanicamente muito forte e seguro. Abração!!

      Excluir
  11. Dramático é ficar aqui tentando "ler" este damasco estonteante!
    Parabéns pela criatividade e estudo para chegar a este padrão!

    Baita abraço

    Marco Borchardt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Marco, como disse para o dono da faca, achei que o damasco ficou bem psicodélico e ele, meu cliente e amigo, contou que seus filhos dizem que isso é coisa de anos 60, 70! Realmente ficou bem legal.... e psicodélico. Obrigado e abraços!

      Excluir
  12. Grande Berardo,
    Belo trabalho, excelente resultado. Impressionante esse padrão que você conseguiu. Chama a atenção de longe. Tem um efeito 3D impressionante! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Receber elogios de um grande colecionador como você é sensacional. Abração!

      Excluir
  13. Amigo parabéns, realmente o padrão de seu trabalho só e somente só cresce, acompanho seu trabalho desde 2010 e realmente você a cada ano evolui muito, um abraço grande que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Xande. Que Deus te abençoe meu Irmão!

      Excluir
  14. Muito bonito, Berardo.
    É a criatividade dos cuteleiros brasileiros ganhando espaço no mercado.
    Parabéns!

    Milton Hoffmann.
    Brasília - D.F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Milton. Abraços aos camaradas de Brasília!

      Excluir
  15. Berardo, quero deixar aqui meus parabéns, nao so pela bela faca e trabalho em damasco, mas principalmente pelo fato de vc ser um artesão no real sentido da palavra, buscando novos padrões e sutilezas no seu trabalho, trabalhando a matéria prima com arte de quem sabe.

    Fico sem palavras p dizer como é legal ver um trabalho desses…….

    Parabéns e bom fim de semana ai.

    Abraço,

    Alex Nassar - Chef de cozinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex, receber elogios de um Chef é extremamente gratificante para mim, pois é vindo de quem realmente entende de facas. Abraços e obrigado por todo o apoio e incentivo ao meu trabalho. Forte abraço e que Deus te abençoe!

      Excluir
  16. Berardo,
    Espetacular !!!! Mais uma enorme contribuição à cutelaria !!!

    Acho que todos aqui, sentimos orgulhosos em conhece-lo.

    Hilton Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta gentileza Hilton. Sou-lhe muito grato por prestigiar meu trabalho e acompanhar meu blog. Forte abraço!

      Excluir
  17. Parabéns Berardo!
    Belo padrão!
    E que venham outros!

    Sucesso!

    Denis Zucherato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Denis. Esteja sempre por aqui no meu blog brother. É muito importante para mim! Abração!

      Excluir
  18. Mestre Eduardo.
    Bom tarde!
    Mais uma vez o trabalho no DAMASCO expressa a qualidade e crescimento profissional, único e exclusivo.
    Essa peça é o mais belo e robusto Damasco já visto por mim.
    Abraços.
    Imagina uma Kukri com esse aço damasco exclusivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davidson. Que legal que você gostou do damasco. Uma kukri.... fica legal de qualquer jeito, mas com esse damasco fica mais ainda! Abração e obrigado!

      Excluir
  19. Berardo,

    Sinceros parabéns, irmão! Que Deus te abençoe e dê saúde. Damasco e Harley Davidson é com você mesmo! Padrão digno de capa de disco do Pink Floyd... Psicodelia total...

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa, psicodélico é a palavra. Abraços irmão e obrigado por prestigiar meu blog!!!!

      Excluir
  20. Parabens Eduardo, este padrao ficou maravilhoso, ja estou imaginado uma faca gigante feita para mim!
    Um grande abraco para voce e sua familia
    Leonardo Valle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, tenho fascinação por fazer facas realmente grandes. Quando quiser é só falar. Forte abraço e obrigado poe prestigiar o blog!

      Excluir
  21. cara simplesmente fantástico, seria muito bom saber como utilizar essa nova técnica, passa uns ensinamentos pf

    ResponderExcluir
  22. Saudações Berardo!
    Sou um apreciador da cutelaria de Brasília e tenho visitado este blog para conhecer o seu trabalho há algum tempo.
    Quando eu vi essa faca eu PRECISEI dar os parabéns!
    Nunca tinha visto antes um padrão tão rico no damasco como esse!
    Não sou um conhecedor técnico de cutelaria, mas de arte eu entendo alguma coisa, e definitivamente fiquei impressionado em ver uma obra de arte tão bem executada na forma de uma faca!
    Todo o conjunto foi perfeito na minha humilde opinião.
    O cabo de morsa azulado acrescentou uma identidade às "ondas", mas não restringiu o conceito ao mar, de modo que temos, como alguns comentaram, um apelo psicodélico, por exemplo, o que é bem pertinente.
    Existem alguns trabalhos aqui no seu blog que eu sempre volto para ver várias outras vezes e este é definitivamente um deles.
    Pretendo adquirir uma de suas peças, um projeto a ser discutido, mas ver esse trabalho me deixou muito mais animado.
    Mais uma vez parabéns pelo seu empenho e capacidade e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Lindíssima o padrão do damasco.

    Sds
    Rafael R Machado

    ResponderExcluir
  24. Sem sombra de duvidas, é o padrão de damasco mais lindo que já vi. Parabéns Berardo.

    ResponderExcluir
  25. Saudações Professor!
    Sem sombra de dúvidas essa é uma das peças mais extraordinárias que eu já vi... há alguns dias eu conheci o seu canal no youtube e diariamente tenho assistido o maximo de vídeos que eu consigo, pois na minha condição de amante da cutelaria e humildíssimo iniciante na arte, os seus vídeos e o blog são de longe a maior e melhor fonte brasileira desta ciência.
    Não cheguei ainda a ver nenhum vídeo em que o senhor fale sobre este novo padrão "Ondas de Fogo". Gostaria muito de ver algo assim mais detalhado em vídeo.

    ResponderExcluir