domingo, 30 de junho de 2013

A ciência dos cabos - parte 2: Facas de Luta

Inicialmente gostaria de esclarecer que escrever um artigo como este, recheado de informações técnicas relevantes e até mesmo bom humor, exige muitas horas de dedicação. 

Este tempo, que não estou trabalhando no quartel ou na oficina, deveria ser dedicados ao meu convívio familiar, mas eu o sacrifico com a finalidade de produzir bons conhecimentos e divulgar meu trabalho.

Assim, gostaria de gentil e encarecidamente solicitar a todas as pessoas que, ao término da leitura de algum dos artigos do meu blog, se sentirem recompensadas por uma leitura enriquecedora e que produziu soma de conhecimento, que me recompensem o esforço, ajudando a divulgar o meu trabalho a seus conhecidos e compartilhando em suas redes sociais. Leva alguns poucos segundos!

                                                                                                                            Atenciosamente,

                                                                                                     Eduardo Berardo
                                                                                                                Autor


Neste artigo daremos continuidade aos detalhes construtivos de um bom cabo de faca, discursando desta vez acerca das facas de luta.

Como defini anteriormente, em "A Ciência dos Cabos - parte 1: Facas de Campo", por convicção própria, elenco a existência de 4 principais famílias de facas, destas quais derivam todos os outros inúmeros tipos, sendo:

1. Facas de campo;

2. Facas de luta;

3. Facas de caça;

4. Facas de cozinha.

Didaticamente, para que se compreenda todos os aspectos apontados neste artigo, vale reler rapidamente os anunciados abaixo, referenciados na parte 1.

Relembrando...

O que um bom cabo deve proporcionar:

1. Segurança

Este item foi elencado antes dos demais por ser, sem dúvida, o mais importante de todos. É senso comum que um cabo mal construído, pode fazer com que o usuário de uma faca se fira gravemente. Se isso acontecer em um acampamento, a dezenas ou centenas de quilômetros do atendimento médico mais próximo, pode significar a morte.

Eu mesmo presenciei um caso grave, em 1993 quando participava de um treinamento militar em área rural, na serra do mar no litoral paulista. Um de meus colegas, à época Cadete, hoje Capitão, fazendo a função de "homem facão", o responsável de uma patrulha por abrir uma picada conforme o azimute (direção objetivada, apontada pela bússola) dado pelo "homem bússola", depois de extenuantes horas usando o facão, deixou-o escapar da mão, batendo-o contra o próprio joelho. Isso produziu um corte muito extenso e fundo, tendo que ser removido às pressas em maca improvisada, por vários quilômetros de selva até o suporte médico. Graças à Deus ele sobreviveu, mesmo tendo perdido bastante sangue, não lhe restando nenhuma sequela.

Vamos raciocinar juntos.....

Será que se o cabo do facão tivesse reentrâncias , protuberâncias e curvas nos lugares certos, de modo a encaixar melhor os dedos e a palma da mão de meu "Irmão de Armas", proporcionando uma ergonomia que oferecesse melhor estabilidade, isso teria acontecido? 
E mais além....se o cabo fosse equipado com passador de fiel, aquela cordinha que atravessa o cabo e prende o facão ao pulso do usuário para evitar escapes indesejados ele teria se cortado? Muito provavelmente não!!!

2. Conforto: 

Parece um item óbvio, mas que acaba negligenciado em alguns projetos executados para facas de uso prático. 

Alguns pontos...

Imagine uma faca que será utilizada por diversas horas ininterruptamente, que tenha qualquer tipo de quina viva no cabo......inevitavelmente produzirá bolhas e desconforto demasiado.

Imagine também um cabo curto, para uma faca pesada. Você fará o dobro da pressão manual para manter o controle da faca. Resultado: fadiga e desconforto. Isso é definido pela Ergometria, ou seja, a ciência que define as medidas mais adequadas das ferramentas às medidas e funcionalidades de nossos corpos.

Passando para a indústria automotiva....alguém já parou pra perguntar porque todos as empunhaduras de câmbio de nossos automóveis são curvas? O que....você nem havia reparado nisso? Pois é, todos as empunhaduras de câmbios de transmissão mecânica são curvas! Mas porque? Simples: porque nossas mãos não se fecham retas, elas são curvas. Isso é Ergonomia, a ciência que adéqua o formato construtivo dos objetos ao formato e funcionamento de nossos corpos. 

3. Funcionalidade: 

A funcionalidade aqui analisada, confunde-se com a performance. Para cada destinação prática de cada faca, existe um projeto construtivo que faz com que esta trabalhe melhor, que tenha mais performance como ferramenta. 

Para me fazer entender, vou usar um exemplo esdrúxulo, mas eficiente para transmitir a ideia:

Um taco de baseball  é uma ferramenta empunhada pelas duas mãos e que é utilizada girando em torno do corpo, tendo este como centro do giro. 

Uma foice também se enquadra exatamente na mesma definição acima descrita.

Entretanto, uma ferramenta se destina a rebater bolas arremessadas e a outra para cortar vegetação. Imagine se adaptássemos um cabo de foice em um taco de baseball. O rebatedor não teria precisão nem tampouco velocidade para fazer o seu trabalho.
Se invertêssemos, colocando um cabo de taco de baseball em uma foice, o homem do campo não conseguiria frear o giro da foice após cortar uma touceira de capim para seu cavalo.

Ou seja, para cada aplicação prática de qualquer ferramenta, exige-se uma linha de raciocínio específica que estabeleça qual forma construtiva proporcionará melhor funcionalidade e performance. Para facas e ferramentas cortantes essa regra é a mesma. 


Facas de Luta


Quando analisamos uma faca qualquer, seja numa discussão técnica informal, seja num julgamento de concurso de melhor faca, é absolutamente imprescindível, antes de mais nada que façamos a seguintes perguntas:

Para que serve esta faca? O que ela deve conseguir fazer?

Pois bem, vamos mergulhar no tema deste artigo...

Para que serve uma faca de luta? O que ela deve cortar?

Vamos lá... não se assustem!!!

Uma faca de luta, serve unica e exclusivamente para matar gente! É... matar gente! Ou vocês pensaram que "luta" definisse algum tipo de embate emocional ou psicológico? Não! Uma boa fighter é uma faca projetada, do início ao fim, para ser o mais MORTAL possível!

E o que ela deve cortar??? 

Somente duas coisas: As vestimentas e, é claro, o recheio destas,... o infeliz sujeito que estiver do lado dentro das roupas!  

Ohhhhhhhhhhhhhhhhh!!!

Mas agora a cutelaria custom brasileira está fazendo apologia a violência?

Não!!! E vamos parando logo com essa hipocrisia!

A história da humanidade registra cerca de 14.500 guerras diferentes, sendo que quase 100% destes conflitos foram resolvidos no fio da espada, cortando e perfurando gente!

Como bem descreveu em seu site, o Mastermith brasileiro Rodrigo Sfreddo, à respeito da cutelaria: "Sua importância é reconhecida por imperadores, exércitos..."

Ou seja, já vou avisando pra que não se levante nenhum radical hipócrita tipo "bicho grilo paz e amor" pra me criticar dizendo que estou estimulando a violência!!!

Eu fico p... com hipocrisia!!!

A história da humanidade foi definida à base...

... da porrada;

... da espadada,

... da machadada,

... da marretada;

... da flechada!

O sistema era muito bruto!

O couro comia pra valer!

Ou vocês acham que as tretas se resolviam tomando umas?

E que os Vikings são só um time de futebol americano?

Abram os olhos para a realidade!

Pois a coisa é muito mais feia do que parece!!!

Desta forma, faca de luta é faca pra matar gente e o que fugir dessa finalidade é devaneio técnico de cuteleiro ou filosofia barata de boteco!

Isso não significa que fazemos facas pra tirar a vida dos outros! Nossas peças são para fins de coleção, mas nem por isso podem ser construídas de qualquer forma, sem critério!

Para desenvolvermos uma linha de raciocínio sobre o cabo, necessitamos antes analisar alguns aspectos essenciais de uma faca de luta:

Peso: qualquer que seja o tipo, das mais variadas formas de facas de luta, todas elas, sem exceção, devem ser leves, o mais leve possível. Esse baixo peso conferirá velocidade à lâmina, seja em ação de ataque, de recuperação após um ataque infrutífero, ou mesmo de defesa.

Geometria de fio: como falamos anteriormente, uma fighter irá cortar tão somente roupas e carne. Desta forma, não é necessário, nem tampouco conveniente que ela tenha uma geometria de fio robusta, comum as facas que cortarão coisas mais duras, como madeira. Ao contrário, devemos pensar na faca de luta como uma grande navalha, com o fio mais fino e agressivo possível. 

Ponta: só existem duas formas eficientes de mandar o oponente "dessa pra uma outra" numa luta de facas, cortando ou perfurando. Assim, além do fio já explanado, necessitamos de uma ponta aguda e agressiva, que tenha alta capacidade de penetração no ato de perfurar.


O aspecto bastante agressivo de uma lâmina de fighter.

Dimensão: existem vários tamanhos de facas de luta, e em conversas com pessoas especializadas em lutas com facas, ficou claro que excesso de tamanho atrapalha muito. Pode-se ter uma faca de luta com lâmina grande, de cerca de 10 polegadas de comprimento, ou até mais, como é comum na escola Norte-Americana de cutelaria custom, entretanto leveza e agilidade devem acompanhar o projeto para que ela não se torne qualquer outro tipo de faca, menos uma fighter. Em minha opinião, as melhores não devem exceder 8 polegadas (20 centímetros) de lâmina.


Uma fusão de conceitos: 
Lâmina de design persa numa bowie típica da América do Norte. 
Uma bela fighter mestiça!

Em suma estes aspectos nos fornecem informações suficientes para projetarmos um bom cabo. 

O que um bom cabo de faca de luta deve proporcionar? Vamos lá:

Segurança: não é difícil entender que, numa luta de facas, se um dos lutadores deixar sua faca cair, ele não mais terá que se preocupar com as contas que vencerão no começo do mês. 

Essa segurança deve prever inclusive choques contra a faca, desde as partes previsíveis como pano e carne, como a de outra lâmina ou qualquer objeto utilizado pelo oponente para defender-se. Mesmo com estes, a empunhadura deve manter-se firme!

Diferentemente de uma faca de caça, que deve proporcionar empunhadura confortável em mais de uma dezena de empunhaduras diferentes, normalmente se empunha facas de luta de apenas duas formas: 


Com a lâmina no prolongamento do punho, e 

Com a ponta virada em direção ao cotovelo, 
com o dorso da lâmina virado para o antebraço. 

Assim, um bom cabo de faca de luta deve "envolver" a mão do usuário, nestas duas empunhaduras diferentes, de forma que praticamente não exista a possibilidade de ela escapar da mão. Isso exige um design sinuoso, cheio de curvas. 


Um dos designs que mais me agrada para cabos de fighters,
bem sinuoso e cheio de reentrâncias para bem firmar
os dedos do usuário.


É premente ressaltar que existem uma infinidade de designs diferentes para cabos de fighters. Neste artigo vou abordar os aspectos essenciais do modelo que mais me agrada. Isso não significa que outros designs não tenham virtudes!



Conforto: Trata-se de uma questão tão óbvia que vou me dar ao direito de não discorrer.

Percepção sinestésica: aprendi esse conceito quando cursei Educação Física na Universidade Estadual de Londrina. 

Isso nada mais é do que ter percepção acurada do posicionamento do corpo no espaço. 

Uma boa faca de luta deve dar certeza ao seu usuário de que com aquela empunhadura, a ponta da faca esteja exatamente na posição em que ele imagine, espacialmente falando e sem que necessite olhar para a faca para saber exatamente onde ela está posicionada, o ângulo de inclinação da lâmina em relação ao antebraço e punho, etc.

Para isso, inserimos "marcações" em forma de saliências bem definidas, que em contato com a mão, darão certeza deste posicionamento.

O "vinco" que fica bem posicionado na palma da mão,
entre os dedos indicador e médio.
Observem também as concavidade destinadas a acomodar seguramente os dedos, 
impedindo a perda da empunhadura. 

Mas Berardo, esse vinco não vai fazer bolhas nas mãos?

Não Pequeno Gafanhoto, a menos que você use sua fighter pra cortar uma sequóia!

Diferentemente das facas de campo, que são projetadas para uso prolongado e não podem fazer bolhas e ferimentos nas mãos, as fighter são projetadas para uso rápido, momentâneo.

Ou alguém já soube de uma luta de facas de 1 hora de duração? É tudo ou nada! Assim, para o uso a que se propõe, não dará tempo de fazer bolhas!!!


O vinco bem visível, partindo do meio dos dedos indicador e médio.


Dentre os designs de cabos das 4 famílias principais de facas, sem dúvida alguma, o menos versátil e mais especializado de todos é o das facas de luta.

Pode-se descascar uma laranja com uma camp knife ou cozinhar com uma hunter, mas tecnicamente falando, a fighter deve ser projetada exclusivamente pra dar lucro às funerárias! Ela não precisa conseguir fazer mais nada!


Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

26 comentários:

  1. Demais o artigo! Estava esperando ansiosamente pela continuação da Ciencia dos Cabos!
    Muito didático e ilustrado de maneira que nao deixa duvidas!
    Parabens mais uma vez!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gu, fico feliz com seu feedback. Forte abraço!

      Excluir
  2. Berardo,

    Mais uma vez você dá um show na sua explanação, trazendo conhecimentos de maneira, clara, objetiva e bem-humorada (ri muito vendo este post). Tbm compartilho com você a "apreciação" por facas de luta!!!! Parabéns e Obrigado.

    Um Forte Abraço.

    Serapião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Serapa tenho grande admiração por você brother e tê-lo aqui é sempre uma honra! Forte abraço!

      Excluir
    2. Caro Eduardo,

      Li todos seus artigos, confesso que foi muito importante para mim, pois alem de prazeroso, esclarece a técnica.

      Parabéns!

      Ênio Agreli

      Excluir
    3. Olá Ênio, fico satisfeito que eles tenham sido úteis. Continue apoiando meu trabalho e me ajudando a divulgá-lo. Forte abraço!

      Excluir
  3. Obrigado por dedicar esse tempo para nós, Edu!!
    É juntar teu blog e imprimir que teremos um dos melhores livros de cutelaria do planeta!!
    Obrigado mesmo!
    Ismael Biegelmeier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Campeão dos Cutelos! Fico feliz que tenha gostado e é por caras esforçados, dedicados e honestos como você que vale a pena escrever essas coisas. Forte abraço meu brother!

      Excluir
  4. Vc. realmente é campeão, ótima forma de abordagem, sem chorumelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu Irmão. Direto e sem rodeios é sempre o melhor estilo. Forte abraço!

      Excluir
  5. Capitão!

    Seus artigos são sempre esclarecedores. Eu que travo batalhas na base da faca contra entrecots,costelas,cebolas e tomates,pude aprender muito sobre este tipo de empunhadura tão bonita e necessária desde o início dos tempos. Como diz mestre Duprat,é a última ferramenta da qual um homem em sã consciência vai querer se separar. Obrigado,irmão Du!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou como diz o grande Jerry Fisk: "todo homem gosta de facas... ele pode até não saber disso... mas gosta!"
      Forte abraço Beto!

      Excluir
  6. Muito bom seu artigo, sou grato a qualidade e dedicação que tu põe em teus artigos e esse sem dúvida alguma foi o "mais sem papas nas linguas" que li. Simples claro e objetivo e como o Serapa frisou lá acima, eu também ri muito com tuas palavras.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vocês vale a pena dedicar esse tempo brother. Forte abraço.

      Excluir
  7. Demais! Cara, parabéns pelo texto!

    A abordagem do tema foi excepcional, com segurança, humor e objetividade!

    Continue assim, já sou leitor assíduo do seu Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, torço para que você continue prestigiando o blog e que eu continue atendendo às suas expectativas. Forte abraço!

      Excluir
  8. Como vc disse: Direto e sem rodeios. PARABENS
    Pelas facas, pelas informações e por dedicar esse tempo a esse assunto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito agradecido Claudio. Esse feedback faz valer a pena!

      Excluir
  9. Show de bola como sempre irmão, parabéns! seu blog é uma grande contribuição para a cutelaria Brasileira.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um mastersmith elogiando meu blog!!! Deve estar bom mesmo. Muito obrigado Mukansa, é uma grande honra ter um profissional de seu quilate prestigiando meu trabalho!

      Excluir
  10. Berardo,ótimo Post-clip, se me permite o neologismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Beto. Continue prestigiando meu trabalho. Abração!

      Excluir
  11. Olá Berardo, Tudo bem?
    Parabéns pelo artigo. Admiro muito facas porém nunca me aprofundei em detalhes. Adquiri o hábito de admirar facas com meu pai que fazia algumas artesanalmente e me deu a minha primeira faca quando eu tinha 7 (sete) anos de idade (louco né?). Também fiz algumas usando lâmina de serra de aço, mas não se compara a ciência da cutelaria. Tenho poucas facas se comparado ao meu interesse por elas. Além das facas meu pai era apaixonado pelos cabos das mesmas, só para vc ter uma ideia ele trocava todos os cabos de qualquer faca de nossa casa por um cabo de madeira de lei. Mais uma vez parabéns!!! Forte abraço! Patrício Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Patrício, pelo que você me diz esse negócio de faca está nos genes da família. Legal ver alguém que costa tando quanto eu das lâminas. Te aconselho a ir aperfeiçoando a técnica, para que você vá se realizando com esse hobby maravilhoso que é fazer instrumentos de corte com as mãos. Se você precisar de alguma orientação minha, estou à disposição. Forte abraço!

      Excluir
  12. Parabéns pelo artigo Berardo, realmente esclarecedor. Fiz meu primeiro curso no final do ano passado e é muito bom entender as geometrias necessárias para fazer uma faca de qualidade. Obrigado por partilhar o conhecimento.

    ResponderExcluir