sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Desempenho de Corte: Quando a Ciência encontra a Arte!



Com absoluta certeza, nada gera mais mística na cutelaria ancestral e moderna do que o desempenho de corte de uma lâmina. Afinal de contas, uma lâmina serve, antes de qualquer outra função, para cortar.

Lendas atravessaram os séculos sobre absoluto poder de corte de algumas espadas.

Até mesmo nos dias de hoje, brilhantes estratégias de marketing produzem verdadeiros "milagres cortantes" que, pelo supremo poder de corte, só podem ter sido forjadas pelo Senhor nosso Deus!

Vamos sepultar de uma vez por todas as fantasiosas, absurdas e mentirosas afirmações das Fantásticas Facas Guin........, que não precisam ser afiadas nunca!

Balela marqueteira! Todo material que entra em contato com outro, gera atrito e portanto sofre desgaste! Até o diamante!

E o que dirá do desprazer que tive de assistir à uma "fantástica demonstração de corte milagroso" com uma faca, onde o performático cuteleiro cortava arame apoiado sobre um duro anteparo, com a parte inicial do fio da faca, perto do cabo, que tinha uma geometria de fio mais semelhante à de um machado e na sequência, aproveitando-se da distração dos embasbacados observadores, fatiava um tomate com a outra extremidade do fio, perto da ponta, usinada muito mais agressivamente, que permanecia intocada do corte mágico do arame!


Cutelaria e Metalurgia são uma miscelânea de ciência e arte! Isso é ESTELIONATO e esse camarada não é cuteleiro... é BANDIDO, e vendeu muita faca por causa desse TRUQUE!

Não existe mágica, fórmula secreta, magia nem ilusionismo. Toda faca necessita ser afiada! O que passa disso, plagiando a Bíblia Sagrada, é de procedência do mal!!!

Mas onde termina a mística e começa a realidade? Qual é a fronteira entre o marketing e a ciência?

Vamos analisar alguns dos fatores determinantes do desempenho de corte, não todos eles, pois seria demasiadamente demorado e extenso, porém os principais!

A belíssima espada japonesa

E para discutirmos sobre corte, vou usar como referência a lâmina mais cortante já produzida pelo homem, a espada japonesa Katana.

Katana em ação

Sem qualquer hesitação é a mais eficiente arma antiga que a humanidade criou. Além do mais, obviamente, por ser o ápice do desempenho de corte, ela contém muito bem destacados os principais fatores determinantes a que me referi.

Mestre forjador japonês

Por séculos artesãos forjadores japoneses desenvolveram técnicas de confecção secretas, que eram passadas e aperfeiçoadas de geração em geração, somente àqueles dignos de deter tão sagrado conhecimento.

Samurais

O fruto resultante desse árduo desenvolvimento técnico, aperfeiçoado especialmente mediante tentativa e erro, tornou-se uma lenda nas mãos dos lendários guerreiros Samurais, que eram hábeis não somente com a espada, mas com arco, lança, cavalo e inúmeros outros implementos de guerra.  

Mas por que, diante de infinitos designs e técnicas construtivas a Katana se destacou tanto:

1. Perfil do Fio:

A sensual curvatura acentuada do fio de uma katana não se trata de forma alguma de um requisito estético. Essa curva reduz a superfície de contato inicial entre o fio e o objeto a ser cortado, que por ser menor, produz consequente aumento de pressão na área de corte, que toca o objeto

Teste de corte

Isso é óbvio... acompanhem o raciocínio: Como cortamos uma prancha de madeira com maior facilidade usando uma faca, na face maior ou na menor? Na menor, claro... assim conseguimos maior penetração do fio na madeira, pois a área do fio que entra em contato com a madeira é menor, exercendo maior pressão e encontrando menor resistência!!!


Faca de cozinha - fio curvo

Essa é a grande sacada dos fios curvilineos das Katanas e também de vários outros estilos de lâminas com perfil de fio convexo, como por exemplo facas de chef e alguns modelos de bowies.


O altamente cortante fio curvo

E qual seria então a destinação dos fios de perfil reto e côncavo (ou recurvo)?

Os fios planos tem capacidade de "colher" uma maior superfície de corte de uma só vez, ou seja, o fato de ter seu fio reto faz com que este toque uma maior superfície de uma só vez.


Exemplo de fio plano

Por isso que facas de churrasco destinadas a cortar grandes peças de carne, tem longos fios planos.


Perdendo a cabeça

E o fio recurvo? Ele serve para cortar mediante impacto, ou seja, cortar golpeando. Talvez o melhor exemplo desse design sejam as míticas facas kukri. Que serviam pra quê??? 


Gurkhas Nepaleses

Decapitar o inimigo!!! Os temidos soldados nepaleses fizeram muita gente literalmente perder a cabeça, durante a 2ª Guerra Mundial! 

2. Composição química do Aço:

Certamente esse é o ponto mais explorado midiaticamente. Provavelmente todos que gostam de facas devem ter ouvido no passado sobre o famoso aço alemão Solingen, que na verdade não é o nome de um aço, mas de uma cidade com forte tradição metalúrgica.

Realmente os aços produzidos na região de Solingen eram e ainda são excelentes, aliás, como praticamente tudo produzido pelo povo alemão. Contudo, a forte estratégia de marketing conduzida com excelência pelas indústrias metalúrgicas alemãs, fizeram com que hoje, tenhamos falsificações de facas Solingen Stahl produzidas em dezenas de países do mundo.



Mas afinal, o que torna o aço bom para corte?

Uma infinidade de componentes químicos, mas o manda-chuva deles sem dúvida é o carbono.

Os aços classificam-se em:

a. Baixo carbono;

b. Médio Carbono; e

c. Alto carbono.

Destes, os médios e altos normalmente são os mais utilizados para a confecção de facas e canivetes e os baixos e médios normalmente para a confecção de machados e espadas. Isso não é regra! Eu explico...

Os machados e espadas cortam normalmente mediante impacto, ou seja, corta-se golpeando. Isso produz uma consideravel "torção" na lâmina, invisível olho nu. A lâmina em questão deve permanecer intacta depois dessa torção. Essa capacidade de sofrer deformação e retomar a forma original é tecnicamente denominada de tenacidade. Aí entra o carbono e a dureza advinda do tratamento térmico.

Quanto mais dura a lâmina, mais fácil de ela quebrar. Isso é regra! Como na maioria das facas e canivetes cortamos mediante deslizamento do fio (exceto por exemplo camps e cutelos), pode-se imprimir mais dureza quando do tratamento térmico.

Para espadas e machados, é conveniente que fiquem um pouco menos duros, para otimizar a tenacidade. Ou seja, uma espada, está normalmente mais para uma mola, do que para uma faca. De nada adianta ter um fio super duro e no primeiro golpe do oponente perder a lâmina... e no segundo perder a cabeça!

Entretanto, em se tratando de uma lâmina de faca, por exemplo, não podemos simplesmente pensar que quanto mais dura melhor e ponto final. Isso é burrice.

Em tese, tendo mais dureza, teríamos mais retenção de fio. Ou seja, quanto mais dura a lâmina, menos teremos que reafiar a faca. A dureza alta reduz o coeficiente de desgaste do fio, fazendo com que a faca necessite de menos afiação.

Normalmente as facas custom são produzidas entre 48 e 62 Rocwell C.

Mas há outra coisa a se considerar. Quanto mais dura, muito mais dificil de afiar. Uma faca com dureza 62, 64 por exemplo, só é afiada com uma pedra diamantada, e dá um baita trabalho pra refazer o fio. Ao passo de que uma faca com 56 ou 58, numa situação emergencial, pode ser reafiada até com uma pedra de rio!!!

Considerando que nós nunca sabemos com certeza em quais circunstâncias nossas vidas dependerão de nossas facas, eu sempre opto por uma dureza entre 52 para as maiores e até 60 para as facas menores.

Isso não é medido faca a faca. Temos uma estimativa baseada na tabela de tratamento térmico dos aços.

Um estudo realizado nas forças armadas americanas concluiu que todas elas, Marinha, Exército, Aeronáutica e Corpo de Fuzileiros Navais, preferiram facas menos duras, por serem mais tenazes, resistentes e de fácil manutenção de fio!

Mais uma vez, o meio termo é a melhor opção!

3. Tratamento Térmico:

Quando falamos de tratamento térmico de facas custom, basicamente temos:


Normalizando uma faca durante o curso avançado com 
o Mastersmith Rodrigo Sfreddo

a. Normalização: etapa onde mediante aquecimento à determinadas temperaturas, livramos as lâminas das tenções internas advindas do forjamento;


Temperando

b. Têmpera: etapa de "endurecimento" do aço mediante aquecimento e resfriamento brusco, onde alcançamos a máxima dureza de cada tipo de aço;

c. Revenimento: esse é o ponto! Etapa, onde mediante exposição da lâmina temperada a aquecimento em um forno, conseguimos baixar a dureza excessiva, até uma dureza que chamo de "saudável", ou seja, adequada para uso, promovendo boa tenacidade, boa retenção de fio e razoável facilidade de reafiação.

Vou citar o exemplo dos aços mais conhecidos e utilizados no Brasil: 52100, 5160, 1070, 1095, O1, W1, W2. 


Medidor de dureza Rocwell C

O tratamento térmico é tão vital para o desempenho de corte que, por exemplo, tanto com o 5160, que tem 0,60 % de carbono, quanto com o W2 que tem exatamente o dobro, 1,2 %, conseguimos durezas entre 40 e 60 Rocwell C.

No país, tem-se uma errônea noção de que quanto mais carbono melhor e ponto final. Isso não é verdade. Qualquer lâmina confeccionada com os aços acima citados, se tratada termicamente correta, é capaz de produzir altíssima performance.

Já citei isso o artigo "Damasco, Carbono ou Inox: Afinal qual é o melhor aço?", no Brasil alguns colecionadores tem um certo preconceito com o aço 5160, por ele ser um aço de médio carbono. Mas exatamente esse aço, é o maior vencedor absoluto das edições do Campeonato Mundial de Corte, normalmente realizado nos Estados Unidos.

Ademais, eu pessoalmente já cortei um cabo de aço, da espessura de meu dedo indicador, tendo-o apoiado e batendo com um pedaço de pau no dorso da faca, numa única tentativa (faca feita pelo cuteleiro Ricardo Vilar - modelo Lobo Guará). O cabo seccionou totalmente na primeira pancada, a faca não sofreu nenhuma deformação no fio e admirem-se, a lâmina era feita de 5160. Obviamente que depois disso ela perdeu o fio e necessitou ser reafiada, contudo manteve-se estruturalmente intacta. 

De nada adianta um aço de última geração, se a lâmina não passar por criterioso tratamento térmico.

4. Geometria de Fio:

Essa é certamente a mais difícil de ensinar a novos cuteleiros, bem como de explicar a vocês leitores, por se tratar de uma parte crucial da faca, que no entanto não pode ser enxergada nem tampouco medida.

Vou usar dois extremos que explicam bem o conceito: um bisturi e um machado!



O primeiro é uma ferramenta de corte que trabalha única e exclusivamente deslizando ao cortar. O cirurgião o apoia delicadamente sobre o corpo do paciente e suavemente o desliza, produzindo o corte desejado.


Machado

Já o machado, foi desenvolvido para cortar, sempre mediante impacto, materiais muito mais duros do que o corpo humano, como por exemplo a madeira. Para tal, deve ter uma estrutura física muito mais robusta, tanto com relação ao peso, para que o lenhador se beneficie da inércia, quanto com relação à resistência mecânica do fio, para que este sofra impacto e não se deforme, quebre ou produza dentes.

Nas facas custom esse princípio deve ser obedecido. Dois extremos: Uma faca de cozinha com 4 polegadas de lâmina, projetada exclusivamente para descascar e picar vegetais, e um cutelo, também para a cozinha, destinado a cortar ossos!


Faca de legumes, a primeira da esquerda

A primeira se assemelha mais à uma lâmina de barbear, já a segunda à um machado. E ambas são facas!


Cutelo

Fica claro que essas duas peças devem ter estruturas de fio diferentes. Isso é obvio, mas nem todo mundo respeita essa relação entre resistência mecânica e funcionalidade.


Minha primeira faca

Me lembro bem que, no início de minha carreira, minhas primeiras 2 ou 3 facas de caça, tinham geometria de fio parecidas com a de um machado. Obviamente erram horríveis de corte!

Mas como aferimos isso, se não é visível nem mensurável? Simples: utilizamos o tato da melhor ferramenta já produzida por Deus... fazemos uma pinça entre os dedos indicador e polegar e deslizamos do meio da lâmina para o fio, percebendo o quão acentuada é a curvatura. Isso leva anos para aprender, e mais alguns para conseguir reproduzir.


Skinner ou Nessmuk

É inimaginável esperar alto desempenho de uma faca skinner, por exemplo, que se destina a retirar o couro de uma caça, se ela tiver a mesma geometria de fio de uma faca de campo, que se destina a cortar uma árvore! Não vai funcionar bem!!!


Faca de luta

Uma faca de luta: o que deve cortar??? Só duas coisas: roupas e o cara que está dentro delas, nada mais. Ou seja, não devemos pensar numa estrutura física robusta de uma camp, quando projetamos uma fighter. Além de não cortar como deveria, ainda ficará pesada e lenta.

Alto desempenho de corte = respeito na construção da geometria de fio, alinhada ao que a faca se destina. 


Faca de campo

Corte mediante impacto = fio mais robusto.

Corte mediante deslizamento = fio menos robusto.

FINALIZANDO: Se negligenciarmos esses aspectos na confecção de um projeto, certamente não chegaremos nem perto dos 100% que uma lâmina pode alcançar em termos de performance. Creio que dos 4 itens citados, sem dúvida os mais importantes/determinantes do sucesso de uma lâmina são, o Tratamento Térmico e a Geometria do Fio. A observância destes são condições sine qua non para alto desempenho!






Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

30 comentários:

  1. Caro Eduardo,
    Parabéns pelo excelente artigo. Continue, continue e continue educando os que se interessam pelo assunto para que nossa tribo aumente e se especialize. É a única forma de melhorar a qualidade e quantidade dos adeptos da cutelaria e sepultar os mitos ridículos que ouvimos todos os dias, além de desencorajar os mal intencionados que vivem de lixar mola de carro se gabando de serem cuteleiros.
    Abraço.
    Orlando Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Orlando. Minha proposta com artigos técnicos é exatamente essa: disseminar conhecimento e sepultar mitos mercadológicos absurdos. Muito obrigado por prestigiar o blog. Um enorme abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Luiz. Obrigado por prestigiar! Abraços e um excelente natal!

      Excluir
  3. Obrigado por ter compartilhado seus conhecimentos conosco, e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por frequentar o Blog Rogério. Feliz natal e um grande abraço!

      Excluir
  4. excelente artigo. sou iniciante nesse mundo e ele me serviu de grande aprendizado!
    grande abraço, boas festas e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  5. Prático e eficiente seu texto. Eu por ser um leigo absoluto, adorei seu texto! Obrigado por ter paciência em todos os sentidos!
    Abraços!
    ACPavanato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade Pavanato, a cutelaria custom no Brasil é tão recente e embrionária que todos nós somos leigos. Obrigado por pretigiar. Feliz natal!

      Excluir
  6. Providencial em meu aprendizado!
    Obrigado professor!

    ResponderExcluir
  7. Artigo muito bom, Berardo.

    Obrigado e tenha um feliz Natal.

    Abraços fraternos.

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha lhe agradado e sido útil. Abração e bom natal pra você!

      Excluir
  8. Muito bom Mestre obrigado pelas dicas sua matéria foi de grande proveito para mim! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom caro Roberto. Obrigado por prestigiar meu trabalho. Abração e bom natal!

      Excluir
  9. Parabéns. Didático, informativo, interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Antonio Celso. Minha intenção é esclarecer sem mistérios. Forte abraço e bom ano novo pra você!

      Excluir
  10. Parabéns Berardo! Te admiro desde a Academia. Como faço para iniciar nesse mundo? TFA Ronaldo!

    ResponderExcluir
  11. Isso me ajudou muito, mas ainda tenho dúvidas quanto às espadas japonesas.Ouvi dizer que as lâminas deles misturavam esses dois aspectos(citados acima) através da utilização tanto de aço duro ,como também de um aço mais flexível.Eu queria é saber mais quanto a isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Show de Bola Berardo! Até um leigo no assunto como eu, começa a gostar de facas, só de ler esse artigo! Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Berardo boa noite!
    Ótima suas explicações sobre tipos de aço. Modificou algumas formas de pensar e ver algumas facas.
    Eu estou iniciando uma pequena coleção de facas (37 facas) e fiquei muito interessado em ter uma fatia com aço w2. Você poderia me ajudar informando onde poderia adquirir uma dessas??

    ResponderExcluir
  14. Parabéns metre,extraordinária sua explicação.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Mestre,excelente suas explicações.

    ResponderExcluir
  16. Caro Major,
    Gostaria de aprender a fazer o desbaste convexo nas minhas facas. Estou produzindo facas de fio côncavo ou parcial flat. O senhor poderia fazer um vídeo sobre?

    abraço

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo excelente artigo!! Sou um grande fã do seu trabalho, tanto das facas quanto dos artigos e videos. Sou um iniciante nesta arte e baseio muito meu aprendizado no seu trabalho!! Sua dedicação e paixão pela cutelaria me motivam a aprender ainda mais todos os dias.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Ótimo artigo! Muitas informações que para um novato na cutelaria como eu serão de extrema utilidade.

    ResponderExcluir