sábado, 28 de dezembro de 2013

Meditando sobre Disciplina

Qual de nós nunca parou pra pensar em qual é o segredo de grandes expoentes do esporte, dos negócios, da ciência. O que fizeram estas pessoas chegarem tão alto em suas áreas de atuação. Qual seria o segredo delas?

Obviamente, em cada área, exige-se uma gama de atributos que somados, tornam alguém especial. Coragem, ousadia, astúcia, sensibilidade, paciência, serenidade, confiança, abnegação, fé. Essas e tantas outras qualidades são responsáveis por fazer alguém chegar ao topo, a dominar sobre todos os outros.



Mas dentre essas características, existe uma que está presente em cada campeão, cada recordista, cada vencedor: a disciplina.

Todos nós temos nossos próprios conceitos formados sobre o que é disciplina. É um adjetivo invariavelmente associado aos grandes nomes, responsável por alavancar alguém do anonimato à glória.

É a capacidade de fazer o que deve ser feito, deixar de fazer o que não se pode, por vontade própria, independente de interferências externas.



Mesmo sendo um militar vocacionado, amar o que faço e ter muito orgulho disso, neste artigo não pretendo analisar a disciplina militar, tão comumente citada. A ótica dessa reflexão pretende analisar aquelas personalidades que tem a disciplina como uma de suas mais marcantes características, de forma espontânea, voluntária e autêntica.

A vida profissional do militar é norteada por sua conduta disciplinada, que por vezes não é totalmente espontânea, mas mantida em virtude da existência de ferramentas permanentes de controle como o Regulamento Disciplinar e o Código Penal Militar. A possibilidade de sanção disciplinar nas hipóteses de cometimento de infrações macula a espontaneidade e voluntariedade da conduta. 

Vamos lá...
 

Oscar Schimidt, nosso maior jogador de basquete de todos os tempos, além dos treinos convencionais já normalmente extenuantes, ainda fazia uma média de 2.000 arremessos diários. Por vezes sua esposa ficava devolvendo-lhe a bola por horas, enquanto ele incasavelmente acurava sua pontaria. 



Mão Santa... uma ova! A habilidade dessa mão não caiu do céu, foi desenvolvida metodicamente mediante milhares e milhares de repetições diárias, cansativas e massantes até atringir o ápice da destreza e da precisão. E o que ele conseguiu com isso? O recorde mundial registrado no Guiness Book como o maior pontuador da história do basquetebol mundial. O segredo de Oscar: Disciplina.


Amyr Khan Klink, explorador brasileiro que pelas minhas contas, já poderia, diante dos enormes perigos pelos quais já passou, ter morrido uma 2.000 vezes. Teria ele um anjo da guarda que nunca tira férias, nem faz um pequeno intervalo sequer pra tomar um cafezinho? Sim é claro, nosso bravo desbravador, assim como todos nós, também é cuidado por Deus, mas cada um deve fazer sua parte! 



Entre os feitos incríveis de Amyr, como a travessia do Atlântico Sul à remo, consta uma viagem, em solitário, por mais de 2 anos onde ele dormia sonos interrompidos à cada 45 minutos. Imaginem vocês, durante 2 anos, ter seu agradável soninho interrompido por um despertador insistente a cada 45 minutos. Esse era o tempo máximo que o navegador poderia ausentar-se do controle do radar e do piloto automático de seu veleiro, evitando de chocá-lo contra outro barco ou contra um iceberg. 



Será que ele nunca pensou "hoje vou dormir um sonão, afinal pra esses lados do oceano não vem ninguém mesmo!". Certamente que pensou, mas seu senso de disciplina o impediu de ser negligente e colocar tudo a perder. Imaginem-se sozinhos, durante 2 anos, no controle absoluto de tudo o que acontece em suas vidas, sem em nenhuma ocasião poder depender de ninguém para fazer a própria comida, lavar a própria roupa, dormir, cuidar da sua saúde, fazer a manutenção do seu barco e de quebra, enfrentar tempestades com ondas de 15 metros de altura, como ele enfrentou no atlântico sul, naquela que ficou conhecida como "A Tempestade do Século". Tudo isso fez dele o maior explorador brasileiro. Disciplinado ele???


E o que dizer da eterna batalha pelo título de maior jogador de futebol de todos os tempos. Pelé ou Maradona? Deixando o bairrismo de fora e me eximindo da responsabilidade de julgá-los sob o aspecto técnico, diante de minha assumida qualidade de perna de pau, vamos pensar... Realmente, a despeito de gols feitos com a mão e das encenações dignas de um Oscar promovidas por Dom Dieguito, todos temos que convir que o baixinho era real e excepcionalmente habilidoso. 



Entretanto, habilidades à parte, ressaltando a inquestionável maestria de Pelé, creio que um ponto facilita muito essa escolha: a disciplina. Meu falecido Pai, José Francisco Berardo foi jogador profissional de futebol nos tempos de Pelé, e era fã incondicional do goleador. 



Me lembro como se fosse hoje dele me dizendo: "O Pelé era excepcionalmente habilidoso e forte como um cavalo, mas ninguém treinava como ele!!!" Dizia que não se ouvia falar que o Pelé fugia de concentrações antes dos jogos, nem tampouco se via seu nome envolvido em escândalos de bebedeiras e drogas. Já Dieguito...



Todo mundo há de convir que não adianta ter superpoderes e "ser do mal". É necessário ser o "mocinho do filme", ter boa conduta. Todos nós queríamos ser os superheróis dos desenhos animados, não os bandidos. Acho que nessa questão de "chuteira de ouro" quem resolve fácil e inquestionavelmente a parada é a tal da disciplina!


Diferentemente do que muitos pensam, Bruce Lee não foi apenas um lutador coreógrafo de Hollywood. O grande mestre Chinês criador do estilo de luta Jet Kune Dô era um excepcional lutador, personificação do verdadeiro espírito das artes marciais, pensador e filósofo. 



Ele disse: 


“Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo 
dá à vida significado e substância.” 

Já assisti a diversas biografias e li relatos de atores que trabalharam com ele e todos são unânimes em ressaltar a auto-disciplina do lutador em todos os momentos, nos sets de filmagem e na vida particular. Buscava o esmero em tudo o que fazia, por isso seu estilo e vida são seguidos e estudados.


Reinhold Messner, um italiando com nome e criação alemães, é sem dúvida o Pelé do Alpinismo. Desde jovenzinho,  Ele chocou o mundo sendo o primeiro homem a escalar, sem o uso de oxigênio, os 8.850 metros do monte Everest, em 1978. Em 1980 foi o primeiro homem da história a escalar o Everest sozinho. Também foi o primeiro homem a escalar todos os 14 picos com mais de 8.000 metros de altitude do mundo.  


Seu primeiro feito foi escalar o Monte Ortles, nos aples, acompanhado por seu irmão Günther, em apenas 1 dia, por uma via considerada impossível. Até então outros escaladores o escalavam em 3 ou 4 dias. Reinhold e Günther subiram e desceram no mesmo dia! 


Messner está vivo e é considerado pelo mundo alpinista como o melhor de todos os tempos. Inicialmente se estudava seu estilo, mas depois notou-se que a chave de seu sucesso era sua disciplina em preparar-se, se concentrar e se abster de todo o resto enquanto enfrentava as montanhas mais perigosas do planeta!


Roald Amundsen nasceu em uma família noruguesa de Capitães e Navegadores. Ainda jovem tornou-se campeão nacional de esqui cross country e lançou-se ao mar, seguindo a vocação de seus antepassados.


Em 1803 foi membro da tripulação do Navio Bélgica que descobriu a Passagem Noroeste, provando ser possível passar do oceano Atlântico para o Pacífico, navegando entre a América do Norte e a massa polar ártica.

Em 1910, pouco antes de partir liderando uma expedição que objetivava ser a primeira a chegar ao Polo Norte, a notícia de que o Capitão norte americano Robert Peary o havia feito, fez-lhe mudar secretamente de planos.



Somente 2 dias depois de zarpar, reuniu e informou sua tripulação que estavam rumo a um feito até então inédito: o Polo Sul.

Sua expedição conseguiu êxito. Amundsen, durante o planejamento, previu que seu navio à velas levaria 100 dias entre Oslo e a banquisa de gelo austral. Mesmo sujeito ao humor dos ventos e marés, Roald foi quase perfeito, levando 101 dias para fazê-lo.



Sua tripulação conseguiu realizar com perfeição tudo o que ele planejou e liderou, sem qualquer imprevisto e problemas sérios. 

Atualmente, bons cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas por todo o mundo estudam a capacidade de liderança e planejamento de Roald Amundsen, norteadas por sua impressionante disciplina.



Mas depois de tantas histórias impressionantes, de feitos fantásticos, por pessoas extraordinárias, onde nós, pessoas comuns entramos nessa história?



Pat Tillman, jogador de futebol americano que voluntariou-se para servir a seu país na guerra do Afeganistão e foi abatido em combate, tornando-se um símbolo nacional disse:


"A disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações."


Ésquilo, dramaturgo grego que viveu no século 5 antes de Cristo disse:

"A disciplina é a mãe do êxito!"


William Arthur Ward, escritor e administrador americano disse:
"O preço da excelência é a disciplina. 

O custo da mediocridade é a decepção." 

Estamos nos aproximando de um novo ano, "período oficial de se fazer promessas" do tipo:

- Neste ano vou fazer regime;

- Vou estudar mais;

- Comprarei minha casa própria;

- Serei um profissional melhor, ... 

A questão é que, sem disciplina, sem auto-domínio, sem compromisso consigo mesmo, nenhuma promessa vaga e motivada pela emoção e pelo álcool das festas de reveillon será cumprida. Exigir-se de si mesmo, cobrar-se, na medida certa, é um exercício saudável. É claro e evidente para todos nós que nossas conquistas dependem essencialmente de nossas escolhas e posturas. 

Ninguém chega a gerente de uma empresa séria sem ser disciplinado. Não se constrói nada de relevante sem disciplina. 

Conheço pessoas que, para suas próprias desgraças, continuam nos mesmos status quo de vinte anos atrás. As mesmas práticas, os mesmos discursos, a mesma mentalidade medíocre de culpar a todos, menos à si próprio, por seu fracasso e incapacidade. 

Passar a vida se justificando é coisa de gente fraca, vencida, derrotada. Todos tropeçamos e cometemos erros, mas a capacidade de aprender com eles, reavaliar e vencer velhos obstáculos é uma virtude daquele que cultua a auto-disciplina. 

Ninguém será campeão faltando a treinamentos, empenhando-se somente na presença de seu treinador e enchendo a cara em baladas nos finais de semana. Ninguém será escolhido o funcionário do mês, nem tampouco promovido, chegando atrasado, trabalhando com desídia, fazendo o "mínimo ético". 

O pior é que nossa cultura ocidental espera o reconhecimento antes do esforço. Todo mundo quer ter aumento, mas não se digna a trabalhar 1 minuto além do combinado, a fazer nenhum outro trabalho além daquele para o qual foi contratado, empenhar-se acima da média. 

Nossos estudantes querem passar no primeiro vestibular, mas ficam alienados o dia todo na internet e jogando videogames. Nossos universitários sonham com o sucesso, com carreiras brilhantes e uma futura vida financeira confortável, mas nas vésperas das provas, viram a noite em botecos, discutindo no máximo... filosofias de boteco. 

Todo mundo sonha em andar por aí num carrão esportivo e morar numa casa suntuosa, mas não se submete a pagar o preço para conquistarem uma posição que lhes proporcione realizar estes sonhos. 

Enfim, no geral, convivemos com um bando de loucos, que esperam um resultado diferente, mantendo as mesmas práticas! Isso... é loucura!




Que no ano de 2014 nós tenhamos antes de tudo, a capacidade de avaliar sinceramente aquilo quem fomos em 2013, com todas as nossas virtudes e falhas. Que sejamos sinceros conosco, em reconhecer aquilo que realmente necessita de mudança e lúcidos para fazermos promessas carreadas de ações que as possibilitem acontecer. 


Que Deus nos abençoe, inspire e capacite. Que tenhamos todos um ano repleto de trabalho, cansaço, esforço, suor, sacrifício e dos frutos destes, como sucesso, realizações e conquistas! 

Feliz 2014!!!



Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

7 comentários:

  1. Perfeito seu artigo meu amigo.
    Disciplina foi fundamental em meus estudos, sem disciplina jamais conseguiria a aprovação no concorrido concurso de A gente Fiscal de Rendas de S P.
    Disciplina é a chave do êxito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ednei, disciplina é a nossa essência. Mais uma vez meus sinceros parabéns pela sua aprovação, pela sua conquista. Deus te abençoe brother. Feliz 2014!

      Excluir
  2. Parabéns Berardo, um texto como essa clareza só poderia vir de uma pessoa como você. Feliz passagem de ano e excelente 2014, com muita saúde e fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu Irmão. Um feliz ano novo pra você!

      Excluir
  3. Texto excelente. Parabéns.
    Gostaria da tua permissão para compartilhar na página dos meus alunos do curso de Técnico em Informática no facebook. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magalhães. Muito obrigado. Te autorizo desde que mantenha mau nome como autor. Abraços!

      Excluir
  4. Obrigado. Com certeza, vou manter. E com o link do blog para quem quiser acessar.

    ResponderExcluir