quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Espada do Pacificador

Há cerca de 4 anos consegui comprar um cabo de osso de costela de vaca marinha, esmeradamente esculpido em formato de cabeça de águia.

O artista escultor,  do Alaska, realizou um trabalho fantástico, esculpindo com precisão e extrema proporção. 

A vaca marinha é um mamífero marinho da família do peixe-boi da amazônia, que chega a pesar 550 quilos e ter quase 4 metros de comprimento.

As camadas externas do osso são em tonalidade mais escura, fazendo com que as diferentes profundidades da escultura, resultassem num belíssimo degradê entre os tons do café ao creme.

Escolhi fazer uma lâmina curva, nos moldes das espadas de cavalaria, a mais importante das armas de guerra na antiguidade.

Esta é a maior das minhas 5 espadas, com lâmina medindo 27 polegadas e 1/4. O comprimento total da peça é de 85 centímetros, a medida exata da minha espada de Oficial da Policia Militar.

O damasco em padrão Ladder é especialmente indicado para peças muito grandes, pois quando em contato com luz em ângulo quase alinhado à lâmina, produz um lindíssimo efeito refletivo muito interessante.

A guarda elíptica recebeu 4 sulcos abaulados e uma usinagem de 8 lados em sua secção transversal.

Ainda que bem grande e sendo uma espada de uma mão só (empunhadura com apenas uma das nãos) ainda é uma espada leve e ágil.

Confeccionar uma peça destas dimensões é sempre muito difícil e desafiador e eu gostei demais do resultado final. Espero que apreciem!

O Pacificador

Escolhi chamá-la de Espada do Pacificador em homenagem à todos os profissionais que por meio de suas carreiras promovem a paz social e garantem a segurança da sociedade.

Vivemos num país sem cultura, sem respeito, reconhecimento, nem valorização às autoridades constituídas.

Me recordo de, numa conversa informal com um grande amigo, Major Silas Bordini, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ter ouvido que ele, quando em viagem aos Estados Unidos, foi conhecer o Sea World.

No momento em que estavam iniciando o espetáculo, o apresentador, dirigindo-se a todo o público presente, solicitou que se caso houvessem entre eles militares, policiais e bombeiros, gentilmente se colocassem de pé.

Para a surpresa do Major Bordini, além dele, dezenas de pessoas também se levantaram. Então, com palavras elogiosas e emocionadas, o apresentador solicitou à todo o público que fizessem uma calorosa salva de palmas em agradecimento àqueles que arriscam suas próprias vidas para garantirem o bem-estar de todos.

Outro mundo!!!

No Brasil se faz música contra as instituições. A mídia só noticia a falha, que por sinal acontece em absolutamente todas as instituições, sejam públicas ou privadas, como se os erros fossem a regra.

Milhares e milhares de vidas são diariamente salvas por Heróis Anônimos que se colocam em situações de alto risco para proteger a vida de seus semelhantes. Nada disso é notícia!

Mas basta um único erro e toda uma instituição é impiedosamente execrada.

Ora, por acaso não existem padres pedófilos, pastores ladrões, professores assaltantes e enfermeiras assassinas??? Todas as carreiras tem maus profissionais em seu meio. Mas isso obviamente, não é a regra!

Lutamos por um povo que infelizmente, em sua maioria, é sem cultura, sem respeito e de valores morais deturpados.

As instituições são constituídas em sua maioria por pessoas abnegadas, profissionais sérios e vocacionados para o ofício sagrado que escolheram.

Minha singela homenagem é para estes! 

Ilustres desconhecidos, que se colocam frente à frente com o perigo extremo, para preservarem integridade física e o patrimônio de seus semelhantes.

À estes Heróis, nosso reconhecimento, reverência e agradecimento!


















Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

10 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a dizer sobre isso: ESPETACULAR!!!!

    Parabéns pela ESPADA e pelo TEXTO!!!!

    Forte Abraço

    Serapião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu caro Pacificador Serapião. Forte abraço!

      Excluir
  2. A empunhadura eu ja tinha visto e é realmente um show. Você conseguiu criar mais uma peça lindíssima. Vendo a espada pronta, parece até fácil...
    E a homenagem é mais do que merecida, tivemos a oportunidade de conversamos sobre isso e concordo com tudo o que foi escrito. Parabéns mais uma vez! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gu. Tenho certeza que te verei fazer peças igualmente belas e impressionantes. Abração!

      Excluir
  3. Parabéns mais uma vez Berardo, artista, artesão, Gênio... Não sei como denominar vc e sua arte, seu hobby, talvez a palavra FANTÁSTICA seja pouco para essa pçs. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu querido Marcelo. Acho que tudo o que fazemos com amor resulta nisso. Grande abraço e muito obrigado por participar e apoiar meu trabalho! Deus te abençoe!

      Excluir
  4. Parabéns por mais este trabalho e pela belíssima homenagem.

    ResponderExcluir
  5. Seu 2º Sargento Luciano Burin24 de janeiro de 2014 02:12

    Meu eterno Comandante ; parabéns por todo seu trabalho e em particular pela "Espada do Pacificador" uma obra de arte e o texto fechou o trabalho com chave de ouro! Porém gostaria de deixar registrado aqui uma pequena contribuição para o seu currículo : o sr. não é só um comandante ; o sr. é O COMANDANTE , aquele que eu e outros tantos irmãos de farda temos a honra de servir ou ter servido ao seu lado . E digo ainda que foi ao seu lado e desses irmãos de farda que vivi os melhores anos de minha carreira na Policia Militar do Estado de São Paulo quando servimos juntos na nossa Força Tática !
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. eu quero duas facas cabo de osso de 12 polegadas ( peixeira cabo de osso antiga) finalidade apresentação de capoeira antiga. Preciso saber o valor das duas e se vem com bainha de couro. Por gentileza me retorne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, bom dia. Preciso saber as medidas das facas e se você as quer de aço damasco, pois só trabalho com esse tipo de aço. Se você quiser em aço carbono, posso te indicar um colega cuteleiro muito bom. Abraços.

      Excluir