sábado, 6 de setembro de 2014

Legacy

Em setembro de 2007 perdi meu querido Pai, vítima de um acidente automobilístico.

Ele voltava de uma pescaria no Mato Grosso, viagem que fazia em média duas vezes por ano. Ainda na estrada de terra, a 20 quilômetros da fazenda em que ficaram acampados, numa curva, o motorista perdeu o controle da caminhonete, que capotou e meu Velho Pai fraturou a cervical, falecendo imediatamente.

O Berardo, como também era conhecido, havia feito uma excelente pescaria. Segundo relatos de seus companheiros, eles encheram as caixas de peixes, divertiram-se muito e, de quebra, o Velho foi campeão no torneio de truco que fizeram durante os dias de acampamento.

Enfim, morreu fazendo o que mais gostava na vida! Manter isso em mente foi uma forma de amenizar um pouco a dor de sua perca.

Depois desse acidente, resolvi fazer uma peça para homenageá-lo. 

O amigo, grande incentivador da minha carreira na cutelaria e à época Dealer de facas custom e proprietário do site Brazilian Bladesmiths, Jefferson Velasco, havia me mandado a foto de uma adaga em aço carbono, confeccionada pelo cuteleiro americano Burt Foster, sugerindo-me produzir uma em damasco.

Com base nesta peça, projetei uma espada curta, com inspiração nos Gládios Romanos, integral, em aço damasco e com bombinha em estilo gaúcho esculpida à lima. Um conceito novo e, ao que me consta, a primeira espada integral em aço damasco. Ao menos à época e até hoje, nunca encontrei outra em minhas pesquisas na internet, com exceção de outra maior que fiz posteriormente.

Logo após concluí-la, eu a expus no Salão Paulista de Cutelaria de 2007, onde recebi o Prêmio de Melhor Aço Damasco.

Neste mês de aniversário de falecimento de meu Pai, gostaria de celebrar o grande homem que foi e agradecer o Legado que deixou para eu me meus irmãos, principalmente os valores morais e éticos que formaram nossos caracteres.

Resolvi mostrar novamente esta peça, pois eu não a havia postado no blog e certamente a grande maioria de meu público não a conhecia.

Aproveito essa oportunidade para manifestar meus agradecimentos ao meu amigo Jefferson Velasco pela inestimável ajuda e incentivo que sempre deu e ainda dá para a minha carreira. Muito obrigado Jeff!

Abraços a todos!


Legacy, o Legado.

Construção full tang e cabo em formato de garrafa de coca-cola.

A perfeita usinagem dos dois gumes.

A "bombinha" gaúcha esculpida à lima.

A simetria da peça foi muito elogiada.

As lindas talas de Pau Ferro do Deserto do Arizona.

Belas proporções.


Na capa da Revista Knife Show.

Legacy.
Melhor Aço Damasco do Salão Paulista de Cutelaria de 2007.



Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

2 comentários:

  1. Parabéns pela linda peça e pela linda história do seu pai. Qual o valor? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tchê, a espada é uma barbaridade de linda, coisa fina demais! Mas o mais importante não foi a perícia para fazê-la, nem o prêmio (muito merecido!): foi a memória do teu velho, que foi convocado pelo Patrão lá de cima para estar com Ele! E isso aí, Tchê, não há prêmio maior!
    Este é um legado que, eu tenho a certeza, teus filhos e netos vão receber!
    Um baita abraço bem bagual!
    João Nicácio

    ResponderExcluir