terça-feira, 30 de junho de 2015

Irukandji

Olá meus Amigos. 

Recebi recentemente um pedido de um grande cliente, Orlando Soares, para fazer uma pequena faca de autodefesa que confesso, inicialmente achei meio esdruxula.

No Estado do Rio de Janeiro, alguns Deputados estão tentando aprovar uma Lei que proibirá o cidadão de bem de portar qualquer faca com mais de 100 milímetros de lâmina.

Como se não bastasse a absurda inversão de valores de um país que tirou o direito do cidadão de bem de portar uma arma de fogo, tomando-lhe o direito a legítima defesa, agora esses Deturpados, digo Deputados, querem deixar a coisa ainda mais tranquila para a bandidagem, proibindo um homem de bem de até mesmo portar uma faca para se defender.

Até onde chegaremos???

Desta forma nasceu o projeto da Irukandji, nominado desta forma por ser inspirado na minúscula água viva, altamente letal, que povoa os mares da Austrália.


Água viva Irukandji.

Diminuta e mortal.

Respeitando o desrespeitoso Projeto de Lei, a lâmina deveria ter menos de 100 milímetros e terminou com exatos 96,5 milímetros.


O design escolhido para a lâmina foi o swedge point, por proporcionar uma ponta bastante agressiva e por poder comportar um falso-fio, que otimiza muito a perfuração.


Sobre o dorso foi colocado um pequeno "zingrinado" para melhorar a aderência do polegar e tornar a empunhadura mais segura.


Para a guarda, optou-se pela simples, e bem curta, de modo a tão somente proteger o indicador do contato com o fio e não comprometer em nada a portabilidade.


O cabo foi confeccionado em California Buckeye estabilizada, bastante adensada em desenhos e de belo colorido.


O pomo é o que continha a questão do "esdruxulo"!

Orlando descreveu-me um pomo abaulado, com uma saliência usinada em forma de cunha. Receoso sobre ter ou não compreendido corretamente o descrito, enviei-lhe por email a foto de um capacete medieval que se assemelhava ao que eu consegui imaginar.


A resposta foi positiva, mas obviamente seria uma peça mais baixa, menos saliente em suas proporções.

Fui pra oficina chamando o Orlando de doido! Terminada a faca eu o chamava de inteligente.


Nas nossas conversas por email, ele me explicava que nem sempre, sob o ponto de vista legal, se justificaria o uso da lâmina como legítima defesa. Que muitas vezes, produzir uma lesão menos potencialmente mortal, seria, à luz da lei, mais adequado.


Obviamente que como Policial Militar entendia bem o que ele dizia. Muitas vezes temos que optar por um tiro na perna para tão somente cessar a agressão e não matar o agressor e sermos consequentemente condenados.


Mas achei que o projeto do pomo não funcionaria!

Ledo engano. Tive que dar meu braço à torcer e confessar ao Orlando que eu inicialmente havia suspeitado da sua sanidade.


Desculpas manifestas e faca pronta, admito que, além de ser uma peça esteticamente bela, funciona inquestionavelmente bem para rachar com facilidade, a testa de um ladrão desavisado.


O pomo ficou com o aspecto de um pequeno machado e acelerado por um braço veloz, é certamente capaz de produzir grande estrago.


Na cintura tornou-se uma faca quase imperceptível ao usuário, por ser extremamente leve e de pequenas dimensões, facilitando o porte diuturno.

Obrigado pela aula Orlando!

Um grande abraço à todos!

Irukandji


"Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; 
circundá-lo-ás da tua benevolência 
como de um escudo." 
Salmos 5:12


Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

Um comentário: