segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Facas na Cozinha: Mitos e Verdades (VÍDEO)

Olá Caros Amigos e Amigas.

Nas conversas que sempre tenho com amigos colecionadores, amantes das lâminas e colegas cuteleiros, frequentemente aparecem as mesmas dúvidas sobre o uso das facas na cozinha.

Assim, resolvi fazer um vídeo rápido e objetivo, desmistificando ou confirmando as principais questões à respeito do uso cotidiano das facas.

É um vídeo bem interessante e tenho certeza que vocês irão aprender coisas úteis e curtir.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos!

Abraços e que Deus abençoe a todos! 

EM TEMPO: SEGUE ABAIXO UM ESCLARECIMENTO MUITO IMPORTANTE ENVIADO PELO SR. MARCOS AURÉLIO LETTRARI, A QUEM MANIFESTO MEUS AGRADECIMENTOS!


Marcos Aurélio Lettrari de Moura, 28 de novembro de 2016, 11:56



Caro Berardo;


Otimo vídeo, especialmente no que se refere a mitos sobre a utilização das facas. Gostaria de fazer apenas uma colocação a respeito das tábouas de cortar; as tábuas de madeira não desenvolvem mais bactérias do que as de plástico. Toda madeira, foi desenhada e projetada pela natureza para resistir à proliferação de microorganismos, isso se chama efeito alelopático. As tábuas de plástico são estéreis sim, enquanto não usadas, mas assim que se usa, os riscos que ficam nela servem de criatório para bactérias e outros organismos. As tábuas de madeira podem facilmente serem limpas e esterilizadas usando-se uma mistura de álcool 93º e água oxigenada 10 volumes, numa proporção de 1/1.


Contribuição do Chef de Cozinha e Colecionador Roberto Vianna:


"Meu irmão! A tábua sintética é de polipropileno ! E na cozinha a chamamos de Silplat ! Baita video ! Abração.



Facas de Cozinha: uma de minhas predileções na carreira!


Facas na Cozinha: Mitos e Verdades


"Mantém longe de mim
 a falsidade e a mentira; 
Não me dês nem pobreza 
nem riqueza; 
dá-me apenas o alimento necessário."
Provérbios 30:8


Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

4 comentários:

  1. Caro Berardo;

    Otimo vídeo, especialmente no que se refere a mitos sobre a utilização das facas. Gostaria de fazer apenas uma colocação a respeito das táboas de cortar; as táboas de madeira não desenvolvem mais bactérias do que as de plástico. Toda madeira, foi desenhada e projetada pela natureza para resistir à proliferação de microorganismos, isse se chama efeito alelopático. As tábuas de plástico são estéreis sim, enquanto não usadas, mas assim que se usa, os riscos que ficam nela servem de criatório para bactérias e outros organismos. As tábuas de madeira podem facilmente serem limpas e esterilizadas usandose uma mistura de alcool 93º e água oxigenada 10 vol, numa proporção de 1/1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos Aurélio, realmente muito obrigado pela explicação. Irei colocar sua explicação, com autoria no corpo da postagem. Muito obrigado por colaborar. Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Boa tarde Berardo, como sempre seus vídeos são muito esclarecedores.Tenho aprendido muito com você, que Deus lhe abençoe. Berardo o nome do material sintético para tábua de corte é NYLON, tenho uma e realmente consigo manutenção do fio das minhas facas.

    ResponderExcluir
  3. A tabua com material sintético adequado é o material Tecnil. Outro detalhe é que toda faca para corte de carnes recomendada é a de cabo sintético(o branco por exemplo) para evitar acumulação de bactérias, inclusive obedecendo legislação específica.

    ResponderExcluir