Seguem fotos de uma descendente da faca do Coronel James Jim Bowie, em estilo Arkansas, com 12 polegadas de lâmina em aço damasco padrão W Breeze, com 860 camadas.
Guarda dupla oval e espaçador em aço damasco.
Cabo em talas de chifre de Merino Ram, afixadas com dois pinos mosaicos.
Seguem abaixo fotos de uma linda Bowie que terminei recentemente e que exporei no Atlanta Blade Show em junho.
Fiz uma lâmina suavemente recurva, medindo 11,5 polegadas de comprimento, com falso-fio longo e proeminente, design clip point, em aço damasco padrão W com 860 camadas.
Guarda dupla esportiva em aço damasco, forjada em S.
Cabo em chifre de cervo de excepcional qualidade, afixado com um pino mosaico.
Pomo em aço damasco, trabalhado à lima, com um botão torneado em damasco.
Há alguns anos fiz uma charuteira, diferente das que normalmente faço, sendo uma versão diminuída de minhas facas de caça de lâmina drop point.
A lâmina tinha a medida de diminutas 3 polegadas e todo o restante do conjunto obedeceu à estas proporções, classificando-a como uma faca de 3 dedos, ou seja, empunhada com apenas 3 dedos da mão do usuário.
O cabo fiz com um pequeno bloco de Box Elder estabilizada, cheia de pequenos olhinhos, que guardei em estoque por muitos anos.
A bainha, pequenina também, ficou toda charmosa e completou a harmonia da faquinha.
Fui pra São Paulo numa Conversa Afiada e lá, tirando-a da mochila, a tive sequestrada de imediato pelo meu amigo querido Paulo Mouzinho, que se engraçou instantaneamente pela faca.
Paulo é esposo de Silvana Mouzinho, um casal dentre as pessoas que mais promovem a cutelaria custom nesse país, organizadores do Salão Paulista de Cutelaria.
Como eu ainda não a havia publicado, seguem as fotos.
Aos Mouzinho's um enorme abraço.
Que Deus seja com todos!
Paulo Mouzinho e um dos seus "assuntos" prediletos,
curtindo uma breja!
Silvana Mouzinho e seu "assunto" predileto: Facas!
Olá Pessoal. Seguem abaixo fotos de uma faca de caça/utilitária, dentre as que levarei ao Atlanta Blade Show agora no início de junho.
Talvez este seja o modelo de faca de caça que eu mais goste de fazer, e provavelmente o que mais caracterize meu trabalho nesse assunto.
A lâmina em design drop point (que é uma configuração de ponta muito versátil quanto ao uso e também é mecanicamente forte) foi feita em aço damasco padrão rain drop e mede 5 polegadas de comprimento.
O dorso da lâmina foi suavemente abaulado, o que torna mais agradável e ergonômico o toque dos dedos, especialmente do polegar. Próximo à guarda, fiz um finger grip, para dar boa aderência ao polegar e evitar que se escorregue quando em uso.
A guarda ergonômica é simples (com apenas uma ponta) e foi confeccionada em aço damasco.
O cabo tem design pistol grip e é extremamente confortável e seguro às mãos e foi confeccionado em California Buckeye Burl *estabilizado.
* Madeiras estabilizadas são madeiras em estado natural, que são colocadas em uma câmara de vácuo, com resina líquida aquecida. Pressuriza-se a câmara, de modo que a resina penetre por todo o bloco de madeira. Esta conserva seu aspecto natural, porém torna-se impermeável e inerte à rachaduras, dilatações, encolhimento, bem como à proliferação de fungos e bactérias, o que é ideal para cabos de facas que serão molhados constantemente e terão contato com alimentos.
A bainha foi feita em couro de búfalo e foi revestida em couro de arraia.
Meu querido e simpaticíssimo Cliente Renato me contatou, com um projeto de uma faca que seria um presente especial para sua querida esposa.
A ideia seria de uma Sabatier pequena, com apenas 5 polegadas de lâmina, integral full tang, onde seria usada um par de talas de madreperola, fornecidas pelo Renato.
O tamanho reduzido seria para que fosse de fácil manuseio, uma faca ágil e fácil de ser levada para uma ou outra ocasião social onde cozinhar fosse a tônica.
Baseado na sigla EDC - Every Day Carry, que significa "faca para se carregar todo dia", Renato me sugeriu o nome de EDK, ou uma faca para a cozinha de todo dia. Achei perfeito e assim nomeamos a faca.
A madreperola, por si só é um material difícil de ser trabalhado, pois é delicado, característica potencializada pelo fato de as talas serem finas, o que além de tudo, te oferece pouco material para eventuais erros na confecção.
Mas Graças à Deus, como frequentemente me acontece, deu tudo certo.
O padrão do damasco escolhido foi o Rain Drop e de maneira inédita, optamos pelo Silver Damascus, ou seja, sem o banho de fosfatação, o que o deixa todo prata.
O resultado segue abaixo. Uma bela faca, muito bem executada e com a lâmina cheia de olhinhos hipnóticos que proporcionam uma linda refração da luz quando incidida sobre eles.
Meu querido Renato me relatou que a faca fez e tem feito sucesso com sua feliz proprietária.
Olá Pessoal. Segue abaixo fotos de meu recente trabalho. Uma faca Sendero, modelo desenvolvido pelo cuteleiro Master Smith mundialmente consagrado Jerry Fisk.
Trata-se de uma faca de caça extremamente versátil e muito bonita, cujo modelo tem sido reproduzido por muitos cuteleiros custom mundo afora.
A lâmina mede 5 polegadas de comprimento e foi feita em aço damasco padrão Rain Drop em liga de aços SAE 1095 e 15N20.
A guarda simples, suavemente curva, foi feita em aço damasco.
O cabo, foi feito em Honduran Rosewood de dois tons, uma madeira linda e a mais cheirosa que já utilizei até hoje.
Enquanto a trabalhamos na lixadeira ela perfuma toda a oficina. Parece cheiro de perfume!
A bainha foi feita em couro de búfalo e revestida em couro de canela de avestruz.