quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Destêmpera Seletiva (VÍDEO)

Olá Pessoal.

Um dos processos mais eficientes de produzir durezas diferentes no aço de uma mesma lâmina é sem dúvidas a Destêmpera Seletiva.

Quando pensamos no desempenho de uma lâmina de faca ou espada, temos que levar em consideração inúmeros fatores, dentre estes a capacidade de corte, a retenção de fio e a tenacidade. Explico...

Capacidade de corte é exatamente o que o termo diz, ou seja, a capacidade de a lâmina cortar o que quer que o usuário necessite cortar.

Retenção de fio é a capacidade de manter um excelente corte, sem a necessidade constante de reafiação. Esse  quesito está intimamente relacionado à geometria de usinagem do fio, à composição química do aço e ao tratamento térmico realizado (normalização, têmpera e revenimento) que determinará a dureza final do fio.

Já a tenacidade é definida pela capacidade de sofrer deformação e retomar a forma original, sem sofrer danos. Pensemos numa espada em combate. Quando esta atinge outra espada, ou uma armadura, pelo impacto, naturalmente irá temporariamente se deformar, transmitindo vibrações por toda a sua extensão. Isso é invisível à olho nu podendo apenas ser percebido através de uma filmagem assistida em câmera lenta. Quando isso ocorre, se a lâmina sofreu tratamento térmico que a endureceu por completo, sua flexibilidade ficará comprometida e a mesma poderá se fraturar.

Se pensarmos com calma, chegaremos à conclusão de que somente o fio da lâmina necessita ter certa dureza justamente para que tenhamos os dois primeiros quesitos citados (capacidade de corte e retenção de fio). Já o dorso da lâmina não é necessário ser duro. Ao contrário, melhor que seja mais macio, pois isso irá conferir alta tenacidade a esta lâmina.

Existem basicamente dois processos que proporcionam diferentes durezas numa mesma lâmina: a Têmpera Seletiva, que já explanei em vídeo e a Destêmpera Seletiva, que demonstro agora.

Inscrevam-se no meu canal do YouTube e ajudem a disseminar conhecimento compartilhando em suas redes sociais.

Que Deus seja com todos!




Destêmpera Seletiva (vídeo)


"Misericórdia, ó Deus; misericórdia, 
pois em ti a minha alma se refugia.
 Eu me refugiarei 
à sombra das tuas asas,
 até que passe o perigo." 
Salmo 57:1


Superação (Ed René Kivitz)



Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

Um comentário: