Olá Pessoal.
Um dos processos mais eficientes de produzir durezas diferentes no aço de uma mesma lâmina é sem dúvidas a Destêmpera Seletiva.
Quando pensamos no desempenho de uma lâmina de faca ou espada, temos que levar em consideração inúmeros fatores, dentre estes a capacidade de corte, a retenção de fio e a tenacidade. Explico...
Capacidade de corte é exatamente o que o termo diz, ou seja, a capacidade de a lâmina cortar o que quer que o usuário necessite cortar.
Retenção de fio é a capacidade de manter um excelente corte, sem a necessidade constante de reafiação. Esse quesito está intimamente relacionado à geometria de usinagem do fio, à composição química do aço e ao tratamento térmico realizado (normalização, têmpera e revenimento) que determinará a dureza final do fio.
Já a tenacidade é definida pela capacidade de sofrer deformação e retomar a forma original, sem sofrer danos. Pensemos numa espada em combate. Quando esta atinge outra espada, ou uma armadura, pelo impacto, naturalmente irá temporariamente se deformar, transmitindo vibrações por toda a sua extensão. Isso é invisível à olho nu podendo apenas ser percebido através de uma filmagem assistida em câmera lenta. Quando isso ocorre, se a lâmina sofreu tratamento térmico que a endureceu por completo, sua flexibilidade ficará comprometida e a mesma poderá se fraturar.
Se pensarmos com calma, chegaremos à conclusão de que somente o fio da lâmina necessita ter certa dureza justamente para que tenhamos os dois primeiros quesitos citados (capacidade de corte e retenção de fio). Já o dorso da lâmina não é necessário ser duro. Ao contrário, melhor que seja mais macio, pois isso irá conferir alta tenacidade a esta lâmina.
Existem basicamente dois processos que proporcionam diferentes durezas numa mesma lâmina: a Têmpera Seletiva, que já explanei em vídeo e a Destêmpera Seletiva, que demonstro agora.
Inscrevam-se no meu canal do YouTube e ajudem a disseminar conhecimento compartilhando em suas redes sociais.
Que Deus seja com todos!
Destêmpera Seletiva (vídeo)
"Misericórdia, ó Deus; misericórdia,
pois em ti a minha alma se refugia.
Eu me refugiarei
à sombra das tuas asas,
até que passe o perigo."
Salmo 57:1
Superação (Ed René Kivitz)
Para receber emails de Facas Disponíveis,
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos,
cadastre-se, enviando email para:
e.berardoknives@gmail.com
Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595
Parabéns meu amigo , excelente explanação !!!
ResponderExcluir